Recursos

Indicadores e informação sobre o Escolas2030

Escolas2030

O Escolas2030 é um programa de investigação-ação que em Portugal trabalha com 15 Agrupamentos de Escolas, e que tem como principal objetivo determinar as medidas mais eficazes para melhorar a aprendizagem e o acesso a uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens. Tal tem sido feito através da implementação de um modelo bottom-up nestas escolas, que capacita e incentiva os professores a criarem soluções inovadoras para os desafios de aprendizagem com que crianças e jovens se deparam nas suas salas de aula e na escola.

Indicadores do programa em Portugal

15 agrupamentos de escolas
104 escolas
7971 alunos (3 coortes etárias)

Nos dois primeiros ciclos de atividades, em 8 AE, no total das três coortes, o programa abrangeu:
46 Educadores e 782 alunos nas medidas HLO
44 Educadores e 1361 alunos nas inovações HCD

O programa em esquemas

De forma a garantir a sua qualidade da execução e o alcance dos resultados, o programa Escolas2030 tem sido objeto de uma avaliação e monitorização externa levada a cabo por uma equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), do Iscte- Instituto Universitário de Lisboa. Esta Avaliação está ancorada, por um lado, numa Teoria da Mudança que tem uma orientação global, e que tem como principal objetivo reunir evidências que permitam estabelecer uma leitura comparada dos resultados e impactos do programa Escolas2030 em todos os países participantes. Por outro lado, a nível nacional, tem vindo a apoiar-se na elaboração de um modelo teórico-metodológico de avaliação mais contextualizado, o que tem permitido a monitorização quase “em tempo real” da implementação do programa em território nacional.

Assim, ao longo da sua implementação, a equipa de avaliação externa tem recorrido a vários momentos de recolha e análise de informação, desenvolvendo técnicas de observação, realização de entrevistas semi-dirigidas e grupos focais, administração de inquéritos por questionário, análise documental, entre outras, de forma analisar e aferir a condução do programa em contextos escolares concretos e, assim, identificar os seus principais resultados e impactos.

As próximas imagens reúnem alguma da principal informação empírica recolhida e tratada, apontando já para alguns resultados preliminares. A apresentação da informação tratada está feita de acordo com as dimensões em análise na avaliação e presentes no modelo teórico-metodológico que se encontra a ser elaborado (Pressupostos, Contexto, Inputs, Atividades e Outputs).

Para saber mais:

Explore os nossos conteúdos