Apresentação

Agrupamentos de escolas

Apresentação dos Agrupamentos de Escolas do programa Escolas2030

Os Agrupamentos de Escolas (AE) participantes no programa Escolas2030, à data de fevereiro de 2025, encontram-se listados no Quadro 1. Cinco AE iniciaram a sua participação no programa em janeiro de 2022 (primeiro ciclo de HLO+HCD), três AE juntaram-se em setembro de 2022 (segundo ciclo de HLO+ HCD) e sete novos AE integram desde setembro de 2023 o Escolas2030 (terceiro ciclo de HLO+HCD). O programa totaliza assim 15 agrupamentos de escolas, os quais se situam na Área Metropolitana de Lisboa, na região Norte, na região Centro e no Alentejo (Lezíria do Tejo). Estes localizam-se, mais concretamente, nos distritos de Lisboa (concelhos de Lisboa e Sintra), Porto (concelhos do Porto e Gondomar), Santarém (Alcanena e Golegã) e Leiria (Marinha Grande).

Quadro 1 – Agrupamentos de Escolas participantes no programa Escolas2030, em 2025, por concelho

Lisboa Sintra Porto Gondomar Marinha Grande Alcanena Golegã
AE Laranjeiras* AE Agualva Mira-Sintra* AE Alexandre Herculano** AE de Santa Bárbara** AE Marinha Grande Poente*** AE de Alcanena*** AE de Golegã, Azinhaga e Pombalinho***
AE das Olaias*** AE Algueirão* AE Eugénio de Andrade***
AE Piscinas Olivais*** AE Ferreira de Castro*
AE Manuel da Maia*** AE Leal da Câmara*
AE Visconde de Juromenha**

* Primeiro ciclo HLO+HCD (início em janeiro de 2022) ** Segundo ciclo HLO+HCD (início em setembro de 2022) *** Terceiro ciclo HLO+HCD (início em setembro de 2023) Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2023.

Os agrupamentos que tinham um maior número de alunos em 2022/23 eram o AE Leal da Câmara e o AE das Laranjeiras, com 3060 e 2655 alunos, respetivamente. Os agrupamentos com menos alunos eram o AE de Golegã, Azinhaga e Pombalinho (Golegã) e o AE Manuel da Maia (Lisboa), com 534 e 645 alunos, respetivamente. Quanto ao número de escolas que integram, destaca-se o AE de Alcanena, com 16 escolas, e o AE Marinha Grande Poente, com 11 escolas. Os AE que reúnem um menor número de estabelecimentos de ensino são o AE do Algueirão (Sintra) e o AE Visconde de Juromenha (Sintra), com 3 escolas cada um. Sete dos quinze AE não dispõem, na sua oferta educativa, de ensino secundário (Quadro 2).

Quadro 2 – Número de escolas e número de alunos (em 2022/23) dos AE participantes no programa Escolas2030 (AE por ordem decrescente de alunos)1

Nº de escolas Nº de alunos
AE Leal da Câmara 6 3060
AE das Laranjeiras 5 2655
AE Agualva Mira-Sintra 8 2476
AE Marinha Grande Poente 11 2469
AE Ferreira de Castro* 6 1967
AE do Algueirão 3 1541
AE de Alcanena 16 1427
AE Visconde de Juromenha* 3 1271
AE Piscinas Olivais* 4 1216
AE Alexandre Herculano 6 1069
AE Eugénio de Andrade* 4 991
AE das Olaias* 6 859
AE de Santa Bárbara* 6 833
AE Manuel da Maia* 4 645
AE de Golegã, Azinhaga e Pombalinho 4 534

1 Não inclui o pré-escolar.
* Estes AE não dispõem de ensino secundário.

Fonte: ME, Info ESCOLAS, 2025.

Os agrupamentos de escolas analisados participam num conjunto alargado de outros projetos/selos para além do programa Escolas2030. Estes projetos/selos encontram-se listados no Quadro 3 e remetem para o ano letivo de 2021/22. 

Com maior ou menor diversidade de oferta de modalidades desportivas, todos os AE tinham adotado o Desporto Escolar, sendo este o projeto mais transversal. O seu objetivo é “estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa”, tratando-se de uma medida de política educativa nacional (DGE, https://desportoescolar.dge.medu.pt/).

Doze agrupamentos participantes no Escolas2030 aderiam também, no ano letivo em análise, ao Plano Nacional de Cinema, que assume a missão de “criar junto do público escolar as condições para que possa desenvolver-se o gosto pelo cinema (…) e promover um programa de literacia para o cinema” (https://pnc.gov.pt/).

Dez dos quinze AE integravam o programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Este programa é uma iniciativa governamental dirigida a agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas “que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam”. Os objetivos centrais do programa, nesta fase a que reportam os dados (TEIP3), são: “i) garantir a inclusão de todos os alunos; ii) melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem; iii) operacionalizar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; iv) promover o exercício de uma cidadania ativa e informada; e v) prevenir o abandono, absentismo e indisciplina dos alunos, as UO TEIP conceberam e implementaram ações de melhoria que se traduzem em respostas efetivas às necessidades de todos e de cada aluno, no quadro de uma escola inclusiva, promotora de aprendizagens de qualidade e do desenvolvimento de competências que lhes permitam o exercício de uma cidadania ativa e informada” (DGE/ME, 2021:5; https://www.dge.mec.pt/teip).

O programa Escolas Ubuntu, com importantes pontos de ligação na sua conceção e metodologias de intervenção ao Escolas2030, contava também com dez dos quinze AE a participar no ano letivo 2021/22. Este é um programa de capacitação que visa desenvolver as competências socioemocionais dos jovens, contribuindo para que estes sejam agentes de mudança ao serviço da comunidade e ajudando a construir uma comunidade mais justa e solidária (https://www.escolasubuntu.pt/).

O Projeto Cultural de Escola integrava também dez AE. Este surge no âmbito do Plano Nacional das Artes e pretende, com base na caracterização da comunidade e do contexto dos AE, e a partir de uma temática ou problema e de uma abordagem transdisciplinar, construir um projeto cultural para promover mudanças na escola através da relação com as artes, o património e a cultura (https://www.pna.gov.pt/).

Os agrupamentos de escolas que integravam menos projetos/selos eram o AE Manuel da Maia e o AE Eugénio de Andrade, que reportaram ao ME (Info ESCOLAS, 2024) a participação em apenas 3 projetos. No sentido oposto, o AE Marinha Grande Poente, o AE Agualva Mira-Sintra e o AE do Algueirão eram aqueles que indicavam a adesão a um maior número de projetos (entre 15 e 13).

Quadro 3 – Projetos/selos, em 2021/22, dos AE participantes no programa Escolas2030

AE Laranjeiras AE Algueirão AE Leal Câmara AE Agualva MS AE Ferreira Castro AE Visconde Juromenha AE Alexandre Herculano AE Santa Bárbara AE Olaias AE Piscinas Olivais AE Manuel da Maia AE Eugénio de Andrade AE M.G. Poente AE Alcanena AE Golegã, A.P. TOTAL
Academia Digital para Pais   X   X   X X   X       X X   8
Centros de Formação Desportiva (CFD)   X                           1
Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE)   X X X     X X   X     X X X 9
Clube de Programação e Robótica (CPR)   X X X X                 X   5
Comunidades de Aprendizagem (Includ-Ed)       X X   X X X X X   X     8
Desafios Seguranet X X           X X X     X     6
Desporto Escolar X X X X X X X X X X X X X X X 15
Eco-Escolas/Agrupamentos   X   X X X X                 5
Escolas Bilingues                         X     1
Líderes Digitais     X                         1
Mandarim X                       X     2
Plano Nacional de Cinema X X X X X X X X X X     X   X 12
Planos de Inovação       X X               X X   4
Programa Escolas Ubuntu X X X X X   X X   X       X X 10
Projeto Cultural de Escola X X   X X     X X X     X X X 10
Projeto Escolas-Piloto de Alemão (PEPA)     X                   X     2
Projeto Piloto Manuais Digitais                           X   1
Rede Nacional de Clubes Europeus   X X       X     X   X X X X 8
Selo Escola eTwinning                         X     1
Selo Escola Intercultural       X     X                 2
Selo Escola Saudável   X   X X   X X X     X   X X 9
Selo Escola Sem Bullying |Escola Sem violência   X X X     X X X       X X X 9
Selo Protetor     X                         1
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)     X X X X X X X X X   X     10
TOTAL 7 13 11 14 10 5 12 10 9 9 3 3 15 11 8  

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2024.

Explore os nossos conteúdos