Os Agrupamentos de Escolas (AE) participantes no programa Escolas2030, à data de fevereiro de 2025, encontram-se listados no Quadro 1. Cinco AE iniciaram a sua participação no programa em janeiro de 2022 (primeiro ciclo de HLO+HCD), três AE juntaram-se em setembro de 2022 (segundo ciclo de HLO+ HCD) e sete novos AE integram desde setembro de 2023 o Escolas2030 (terceiro ciclo de HLO+HCD). O programa totaliza assim 15 agrupamentos de escolas, os quais se situam na Área Metropolitana de Lisboa, na região Norte, na região Centro e no Alentejo (Lezíria do Tejo). Estes localizam-se, mais concretamente, nos distritos de Lisboa (concelhos de Lisboa e Sintra), Porto (concelhos do Porto e Gondomar), Santarém (Alcanena e Golegã) e Leiria (Marinha Grande).
| Lisboa | Sintra | Porto | Gondomar | Marinha Grande | Alcanena | Golegã |
| AE Laranjeiras* | AE Agualva Mira-Sintra* | AE Alexandre Herculano** | AE de Santa Bárbara** | AE Marinha Grande Poente*** | AE de Alcanena*** | AE de Golegã, Azinhaga e Pombalinho*** |
| AE das Olaias*** | AE Algueirão* | AE Eugénio de Andrade*** | ||||
| AE Piscinas Olivais*** | AE Ferreira de Castro* | |||||
| AE Manuel da Maia*** | AE Leal da Câmara* | |||||
| AE Visconde de Juromenha** |
Os agrupamentos que tinham um maior número de alunos em 2022/23 eram o AE Leal da Câmara e o AE das Laranjeiras, com 3060 e 2655 alunos, respetivamente. Os agrupamentos com menos alunos eram o AE de Golegã, Azinhaga e Pombalinho (Golegã) e o AE Manuel da Maia (Lisboa), com 534 e 645 alunos, respetivamente. Quanto ao número de escolas que integram, destaca-se o AE de Alcanena, com 16 escolas, e o AE Marinha Grande Poente, com 11 escolas. Os AE que reúnem um menor número de estabelecimentos de ensino são o AE do Algueirão (Sintra) e o AE Visconde de Juromenha (Sintra), com 3 escolas cada um. Sete dos quinze AE não dispõem, na sua oferta educativa, de ensino secundário (Quadro 2).
| Nº de escolas | Nº de alunos | |
| AE Leal da Câmara | 6 | 3060 |
| AE das Laranjeiras | 5 | 2655 |
| AE Agualva Mira-Sintra | 8 | 2476 |
| AE Marinha Grande Poente | 11 | 2469 |
| AE Ferreira de Castro* | 6 | 1967 |
| AE do Algueirão | 3 | 1541 |
| AE de Alcanena | 16 | 1427 |
| AE Visconde de Juromenha* | 3 | 1271 |
| AE Piscinas Olivais* | 4 | 1216 |
| AE Alexandre Herculano | 6 | 1069 |
| AE Eugénio de Andrade* | 4 | 991 |
| AE das Olaias* | 6 | 859 |
| AE de Santa Bárbara* | 6 | 833 |
| AE Manuel da Maia* | 4 | 645 |
| AE de Golegã, Azinhaga e Pombalinho | 4 | 534 |
Os agrupamentos de escolas analisados participam num conjunto alargado de outros projetos/selos para além do programa Escolas2030. Estes projetos/selos encontram-se listados no Quadro 3 e remetem para o ano letivo de 2021/22.
Com maior ou menor diversidade de oferta de modalidades desportivas, todos os AE tinham adotado o Desporto Escolar, sendo este o projeto mais transversal. O seu objetivo é “estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa”, tratando-se de uma medida de política educativa nacional (DGE, https://desportoescolar.dge.medu.pt/).
Doze agrupamentos participantes no Escolas2030 aderiam também, no ano letivo em análise, ao Plano Nacional de Cinema, que assume a missão de “criar junto do público escolar as condições para que possa desenvolver-se o gosto pelo cinema (…) e promover um programa de literacia para o cinema” (https://pnc.gov.pt/).
Dez dos quinze AE integravam o programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Este programa é uma iniciativa governamental dirigida a agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas “que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam”. Os objetivos centrais do programa, nesta fase a que reportam os dados (TEIP3), são: “i) garantir a inclusão de todos os alunos; ii) melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem; iii) operacionalizar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; iv) promover o exercício de uma cidadania ativa e informada; e v) prevenir o abandono, absentismo e indisciplina dos alunos, as UO TEIP conceberam e implementaram ações de melhoria que se traduzem em respostas efetivas às necessidades de todos e de cada aluno, no quadro de uma escola inclusiva, promotora de aprendizagens de qualidade e do desenvolvimento de competências que lhes permitam o exercício de uma cidadania ativa e informada” (DGE/ME, 2021:5; https://www.dge.mec.pt/teip).
O programa Escolas Ubuntu, com importantes pontos de ligação na sua conceção e metodologias de intervenção ao Escolas2030, contava também com dez dos quinze AE a participar no ano letivo 2021/22. Este é um programa de capacitação que visa desenvolver as competências socioemocionais dos jovens, contribuindo para que estes sejam agentes de mudança ao serviço da comunidade e ajudando a construir uma comunidade mais justa e solidária (https://www.escolasubuntu.pt/).
O Projeto Cultural de Escola integrava também dez AE. Este surge no âmbito do Plano Nacional das Artes e pretende, com base na caracterização da comunidade e do contexto dos AE, e a partir de uma temática ou problema e de uma abordagem transdisciplinar, construir um projeto cultural para promover mudanças na escola através da relação com as artes, o património e a cultura (https://www.pna.gov.pt/).
Os agrupamentos de escolas que integravam menos projetos/selos eram o AE Manuel da Maia e o AE Eugénio de Andrade, que reportaram ao ME (Info ESCOLAS, 2024) a participação em apenas 3 projetos. No sentido oposto, o AE Marinha Grande Poente, o AE Agualva Mira-Sintra e o AE do Algueirão eram aqueles que indicavam a adesão a um maior número de projetos (entre 15 e 13).
| AE Laranjeiras | AE Algueirão | AE Leal Câmara | AE Agualva MS | AE Ferreira Castro | AE Visconde Juromenha | AE Alexandre Herculano | AE Santa Bárbara | AE Olaias | AE Piscinas Olivais | AE Manuel da Maia | AE Eugénio de Andrade | AE M.G. Poente | AE Alcanena | AE Golegã, A.P. | TOTAL | |
| Academia Digital para Pais | X | X | X | X | X | X | X | 8 | ||||||||
| Centros de Formação Desportiva (CFD) | X | 1 | ||||||||||||||
| Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE) | X | X | X | X | X | X | X | X | X | 9 | ||||||
| Clube de Programação e Robótica (CPR) | X | X | X | X | X | 5 | ||||||||||
| Comunidades de Aprendizagem (Includ-Ed) | X | X | X | X | X | X | X | X | 8 | |||||||
| Desafios Seguranet | X | X | X | X | X | X | 6 | |||||||||
| Desporto Escolar | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | 15 |
| Eco-Escolas/Agrupamentos | X | X | X | X | X | 5 | ||||||||||
| Escolas Bilingues | X | 1 | ||||||||||||||
| Líderes Digitais | X | 1 | ||||||||||||||
| Mandarim | X | X | 2 | |||||||||||||
| Plano Nacional de Cinema | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | 12 | |||
| Planos de Inovação | X | X | X | X | 4 | |||||||||||
| Programa Escolas Ubuntu | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | 10 | |||||
| Projeto Cultural de Escola | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | 10 | |||||
| Projeto Escolas-Piloto de Alemão (PEPA) | X | X | 2 | |||||||||||||
| Projeto Piloto Manuais Digitais | X | 1 | ||||||||||||||
| Rede Nacional de Clubes Europeus | X | X | X | X | X | X | X | X | 8 | |||||||
| Selo Escola eTwinning | X | 1 | ||||||||||||||
| Selo Escola Intercultural | X | X | 2 | |||||||||||||
| Selo Escola Saudável | X | X | X | X | X | X | X | X | X | 9 | ||||||
| Selo Escola Sem Bullying |Escola Sem violência | X | X | X | X | X | X | X | X | X | 9 | ||||||
| Selo Protetor | X | 1 | ||||||||||||||
| Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | 10 | |||||
| TOTAL | 7 | 13 | 11 | 14 | 10 | 5 | 12 | 10 | 9 | 9 | 3 | 3 | 15 | 11 | 8 |
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