Indicadores estatísticos

Concelhos

Estatísticas concelhos: retenção ou desistência dos alunos, percursos diretos de sucesso e equidade

Lisboa

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do concelho de Lisboa, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º, 9º e 10º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23*

* Os dados para o 10º ano referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos científico-humanísticos. Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do concelho de Lisboa, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do concelho de Lisboa, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Sintra

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do concelho de Sintra, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º, 9º e 10º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23*

* Os dados para o 10º ano referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos científico-humanísticos. Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do concelho de Sintra, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do concelho de Sintra, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Porto

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do concelho do Porto, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º, 9º e 10º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23*

* Os dados para o 10º ano referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos científico-humanísticos. Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do concelho do Porto, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do concelho do Porto, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Gondomar

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do concelho de Gondomar, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º, 9º e 10º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23*

* Os dados para o 10º ano referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos científico-humanísticos. Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do concelho de Gondomar, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do concelho de Gondomar, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Marinha Grande

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do concelho de Marinha Grande, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º, 9º e 10º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23*

* Os dados para o 10º ano referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos científico-humanísticos. Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do concelho de Marinha Grande, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do concelho de Marinha Grande, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Alcanena

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do concelho de Alcanena, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º, 9º e 10º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23*

* Os dados para o 10º ano referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos científico-humanísticos. Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do concelho de Alcanena, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do concelho de Alcanena, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Golegã

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do concelho de Golegã, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º, 9º e 10º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23*

* Os dados para o 10º ano referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos científico-humanísticos. Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do concelho de Golegã, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do concelho de Golegã, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Estatísticas concelhos: alunos de nacionalidade estrangeira

Quadro 1 – Percentagem de alunos de nacionalidade estrangeira, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, nos concelhos em que se situam os AE participantes no programa Escolas2030, em 2022/23 (%)

Ensino básico Ensino secundário (CH) Ensino secundário (P)
1º ciclo 2º ciclo 3º ciclo
PORTUGAL 13 11 11 8 12
Lisboa 12 11 11 8 16
Sintra 19 20 18 14 20
Porto 10 8 8 6 9
Gondomar 5 5 4 2 6
Marinha Grande 18 20 16 10 17
Alcanena 13 12 6 9 7
Golegã 15 10 15 7 0

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Estatísticas concelhos: níveis de escolaridade da população

Quadro 2 – População dos 25 aos 64 anos residente nos concelhos em que se situam os AE participantes no programa Escolas2030, por níveis de ensino, em 2021 (%)

Nenhum Ensino básico Ensino secundário e pós secundário Ensino superior Total % (n)
1º ciclo 2º ciclo 3º ciclo
PORTUGAL 2,8 12,0 12,3 18,3 28,1 26,4 100,0 (5500152)
Lisboa 3,0 5,8 5,1 10,5 22,5 53,2 100,0 (291739)
Sintra 2,6 7,3 9,0 19,7 36,2 25,2 100,0 (213195)
Porto 2,5 8,6 7,8 12,5 22,3 46,4 100,0 (121920)
Gondomar 2,1 12,9 13,4 20,1 29,6 21,8 100,0 (90939)
Marinha Grande 2,4 9,2 10,6 21,8 34,8 21,2 100,0 (20813)
Alcanena 2,1 11,2 15,4 22,4 31,4 17,5 100,0 (6207)
Golegã 1,6 8,8 13,7 22,9 32,9 20,1 100,0 (2670)

Fonte: INE, Recenseamento da população e habitação – Censos 2021 | Cies, Iscte, 2023.

Explore os nossos conteúdos