Em 2022/23, entre os anos de escolaridade analisados, a taxa de retenção ou desistência do AE Piscinas Olivais atingia o seu valor máximo no 5º ano, com 30% dos alunos a não transitar para o ano letivo seguinte (sendo esta uma tendência prevalecente nos últimos anos letivos). Nesse caso, a diferença face à média nacional (situada nos 3%) era bastante acentuada, ou seja de +27p.p. . No geral, e face a anos letivos anteriores, as taxas de retenção ou desistência cresceram em todos os anos escolares considerados, mantendo-se em patamares acima das médias nacionais. (Figura 1).
No AE Piscinas Olivais, em 2022/23, a percentagem de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado era de 74% no 1º ciclo, 90% no 2º ciclo (tendo aumentado face a anos letivos anteriores) e de 75% no 3º ciclo.
No mesmo ano letivo, em todos os ciclos do ensino básico, a proporção de percursos diretos de sucesso no AE era inferior à do país (-17 p.p. no 1º ciclo e -6 p.p. no 3º ciclo), embora se aproximasse no 2º ciclo com uma diferença de apenas 3 p.p. . (Figura 2).
Se considerarmos apenas os alunos com apoio ASE, os percursos de sucesso no AE para o ano letivo de 2022/23 desceram ao nível do 1º ciclo (61%), subiram consideravelmente no 2º ciclo (para 91%) e desceram no 3º ciclo (para 58%). Considerando a generalidade dos alunos, e com a excepção do 2º ciclo que revela uma recuperação, são menos os alunos com ASE que concluem os anos escolares no tempo esperado. No que refere à equidade, comparando a percentagem de conclusão no tempo esperado entre os alunos apoiados pela ASE no AE e a média nacional equiparada, em 2022/23, o AE diferencia-se sobretudo ao nível do 1º ciclo com -26p.p. e no 3º ciclo com -14 p.p. (Figura 3).
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