Indicadores estatísticos

Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

As taxas de retenção ou desistência do AE Marinha Grande Poente, em 2022/23, não eram elevadas, situando-se em 1% nos 4º e 5º anos, 0% no 9º ano e, o caso mais elevado, 9% no 10º ano. De notar que em todos os anos de escolaridade considerados as taxas encontram-se claramente abaixo das médias nacionais, sobretudo no 9º ano de escolaridade, com -7p.p. (Figura 1).

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do AE Marinha Grande Poente, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º e 9º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Neste AE, em 2022/23, a percentagem de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado variava entre 78% no ensino secundário profissional e 99% no 3º ciclo do ensino básico. Com excepção do 1º ciclo de escolaridade,  nos restantes níveis de ensino, os percursos diretos de sucesso superavam a média nacional equiparada (com destaque para o 3º ciclo com + 8 p.p. e para os cursos científico-humanísticos (CCH) do ensino secundário, com +7 p.p.). Importa ainda notar que este indicador teve uma tendência de decréscimo face ao ano letivo anterior mais acentuada no 1º ciclo e no 10º ano com os CCH, sendo positiva no caso do 3º ciclo e dos cursos profissionais do ensino secundário (Figura 2).

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do AE Marinha Grande Poente, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

No ano letivo 2022/23, o AE Marinha Grande Poente estava acima dos padrões de equidade registados no país em quase todos os níveis de ensino, feita a excepção do 1º ciclo (que apresentava -10 p.p.). Assim, destacam-se sobretudo o 3º ciclo (+16 p.p.) e o ensino secundário profissional (+ 9 p.p.). De notar que, tirando o caso do 3º ciclo, em todos os outros níveis  a tendência foi de decréscimo (apesar de no caso dos CCH esta ter sido apenas ligeira) (Figura 3).

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do AE Marinha Grande Poente, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2019/20 a 2021/22

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2024.

Explore os nossos conteúdos