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Agrupamento de Escolas Manuel da Maia

Agrupamento de Escolas Manuel da Maia

Em 2022/23, a taxa de retenção ou desistência do AE Manuel da Maia era 1% no 4º ano de escolaridade,  13% no 5º ano de escolaridade e 26% no 9º ano de escolaridade, denotando-se, neste último caso, uma grande subida face ao ano letivo anterior. Com excepção do 4ºano, onde a taxa se apresentava ligeiramente abaixo da média nacional, em todos os outros casos a suplantava ( +10 p.p. no 5º ano de escolaridade e +19 p.p. no 9º ano de escolaridade) (Figura 1).

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do AE Manuel da Maia, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º e 9º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

No AE Manuel da Maia, no ano letivo de 2022/23, variava entre 47% no 3º ciclo e 88% no 2º ciclo a percentagem de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado. De notar, que ao nível do 3º ciclo este indicador desceu consideravelmente comparando com anos letivos anteriores.

Comparando os percursos diretos de sucesso dos alunos do AE Manuel da Maia e dos alunos do país com perfil semelhante, no mesmo ano letivo, evidencia-se a situação desfavorável, sobretudo, do 3º ciclo (-24 p.p.), mas também do 1º ciclo (-10 p.p.) (Figura 2).

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do AE Manuel da Maia, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

No que refere à equidade, comparando a percentagem de conclusão no tempo esperado entre os alunos apoiados pela ASE no AE e a média nacional equiparada, em 2022/23, o AE apresentava valores claramente abaixo no 3º ciclo (-22 p.p.) e no 1º ciclo (-4 p.p.). No caso do 2º ciclo, verifica-se uma tendência oposta (+3 p.p.) (Figura 3). Tirando o 2º ciclo, que apresenta uma tendência de crescimento a nível interno, nos restantes ciclos este indicador decresceu ao longo dos anos letivos considerados. Comparando com a generalidade dos alunos do AE, as mesmas tendências são registadas.

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do AE Manuel da Maia, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

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