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Agrupamento de Escolas Leal da Câmara

Agrupamento de Escolas Leal da Câmara

Em 2021/22, a taxa de retenção ou desistência no AE Leal da Câmara era 7% no 4º ano, 1% no 5º ano, 12% no 9º ano e 20% no 10º ano. Evidencia-se o aumento desta taxa no AE no 4º e 10º anos, face ao ano letivo anterior (Figura 1).

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do AE Leal da Câmara, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º, 9º e 10º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23 *

* Os dados para o 10º ano referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos científico-humanísticos. Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Neste AE, em 2022/23, a percentagem de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado variava entre 60% no ensino secundário profissional e 94% no 2º ciclo (Figura 2).

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do AE Leal da Câmara, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

No parâmetro da equidade, comparando a percentagem de conclusão no tempo esperado entre os alunos apoiados pela ASE no AE e a média nacional comparável, em 2022/23, foi nos cursos profissionais do ensino secundário e no 3º ciclo do ensino básico que o AE teve, em termos relativos, mais dificuldade em equiparar-se aos valores nacionais (-13 e -12 p.p., respetivamente). Importa assinalar, à semelhança do que acontecia com a generalidade dos alunos do AE, a redução dos percursos de sucesso dos alunos com apoio ASE em todos os níveis de escolaridade face ao ano letivo anterior (Figura 3).

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do AE Leal da Câmara, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

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