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Agrupamento de Escolas Gil Vicente

Agrupamento de Escolas Gil Vicente

Em 2021/22, a taxa de retenção ou desistência no AE Gil Vicente era 7% no 4º ano, 11% no 5º ano, 19% no 9º ano e 25% no 10º ano, sendo sempre mais elevada face à média nacional (sobretudo no 9º e 10º anos). Evidencia-se o decréscimo da retenção ou desistência, face ao ano letivo anterior, no 4º e no 5º anos, e o seu aumento no 9º e 10º anos (Figura 1).

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do AE Gil Vicente, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º, 9º e 10º anos de escolaridade, de 2019/20 a 2021/22

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2024.

Neste AE, em 2021/22, a percentagem de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado variava entre 54% no ensino secundário profissional e 84% no 2º ciclo.

Comparando os percursos diretos de sucesso dos alunos do AE com os alunos do país com um perfil semelhante, no mesmo ano letivo, verifica-se alguma diferenciação em todos os níveis de ensino, exceto nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário. Essa diferença chegava aos -15 p.p. no 1º ciclo. Não obstante, assinala-se uma evolução substancialmente positiva, face ao ano letivo anterior, na proporção de percursos de sucesso a partir do 3º ciclo (Figura 2).

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do AE Gil Vicente, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2019/20 a 2021/22

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2024.

No parâmetro da equidade, comparando a percentagem de conclusão no tempo esperado entre os alunos apoiados pela ASE no AE Gil Vicente e a média nacional comparável, em 2021/22, e sem dados para a vertente CH do ensino secundário, foi nos 1 e 2º ciclos que o AE teve, em termos relativos, mais dificuldade em equiparar-se aos valores nacionais (-11 e -10 p.p., respetivamente). No 3º ciclo, depois de um aumento notável face aos anos letivos anteriores, e no ensino secundário profissional, os resultados deste indicador estavam em linha com a média nacional equiparada (Figura 3).

Importa ainda notar que, neste AE, os alunos com apoio da Ação Social Escolar conseguiam ter percursos de sucesso em proporção relativamente semelhante à generalidade dos alunos do AE.

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do AE Gil Vicente, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2019/20 a 2021/22

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2024.

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