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Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

No ano letivo de 2022/23, a taxa de retenção ou desistência do AE Ferreira de Castro era de 5% no 4º ano, 5% no 5º ano e 8% no 9º ano de escolaridade. Face ao ano letivo anterior, evidencia-se o aumento desta taxa no AE no 5º ano e a sua redução no 9º ano (neste último caso aproximando-se da média nacional) (Figura 1).

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do AE Ferreira de Castro, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º e 9º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Neste AE, em 2022/23, a percentagem de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado variava entre 84% no 3º ciclo e 94% no 2º ciclo. Nos três anos letivos considerados, regista-se uma evolução positiva no 3º ciclo (Figura 2).

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do AE Ferreira de Castro, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Os indicadores sugerem que o AE Ferreira de Castro seja relativamente bem-sucedido na generalização de percursos de sucesso. No 1º e 2º ciclos, nos anos letivos considerados, a percentagem de conclusão no tempo esperado dos seus alunos apoiados pela ASE foi sempre igual ou superior à dos colegas do país em condições semelhantes. Já no 3º ciclo, essa percentagem foi inferior em 2020/21 e em 2021/22, mas igualou a média nacional em 2022/23, resultado de um aumento desta taxa no AE de 10 pp. (Figura 3).

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do AE Ferreira de Castro, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

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