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Agrupamento de Escolas de Golegã, Azinhaga e Pombalinho

Agrupamento de Escolas de Golegã, Azinhaga e Pombalinho

Em 2022/23, a retenção ou desistência no AE Golegã, Azinhaga e Pombalinho era de 0% no 4º e no 5º ano, 11 % no 9º ano e 31% no 10º ano de escolaridade. Nos dois primeiros anos de escolaridade referidos, a taxa era inferior à média nacional, enquanto nos outros dois anos era superior, com destaque para o 10º ano (+19 p.p.). De notar que a retenção no 10º ano do ensino secundário tem vindo a aumentar de forma bastante acentuada ao longo do período em análise (Figura 1).

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do AE de Golegã, Azinhaga e Pombalinho, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º e 9º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Neste AE, no ano letivo de 2022/23, sem dados para o ensino secundário profissional, variava entre 74% nos cursos científico-humanísticos (CCH) do ensino secundário e 90% no 2º ciclo, a percentagem de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado. Para a maior parte dos níveis de ensino, a tendência registada foi de decréscimo face a anos letivos anteriores, sobretudo considerando o caso do 3º ciclo que registou menos 14 p.p. neste indicador em 2022/23, face ao ano letivo de 2021/22.  No caso dos CCH verifica-se, por exemplo, um pequeno aumento.

A percentagem de percursos diretos de sucesso dos alunos do AE era relativamente superior à percentagem equivalente referente aos alunos do país com perfil semelhante no 3º ciclo (+4 p.p.), e inferior nos restantes níveis de ensino, destacando-se neste ponto o 1º ciclo com uma diferença de 9 p.p. face à média nacional equiparada. Sobressai, no entanto, alguma variabilidade na evolução deste indicador ao longo dos anos letivos considerados nos diferentes níveis de ensino (Figura 2).

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do AE de Golegã, Azinhaga e Pombalinho, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Com dados apenas para o 3º ciclo do ensino básico, verifica-se que o AE melhorou os seus resultados para a equidade entre 2019/20 e 2021/22, chegando aos 100% de percursos diretos de sucesso entre os alunos com apoio ASE e ultrapassando a média nacional equiparada. Já no caso do ano letivo mais recente, 2022/23, estão disponíveis apenas os dados para o 2º ciclo que mostram que 80% dos alunos com ASE do AE completavam este nível de ensino dentro do tempo esperado,  ou seja, menos 13 p.p. relativamente à média nacional equiparada (Figura 3).

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do AE de Golegã, Azinhaga e Pombalinho, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

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