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Agrupamento de Escolas das Olaias

Agrupamento de Escolas das Olaias

Em 2022/23, a taxa de retenção ou desistência no AE das Olaias era 11% no 4º ano, 27% no 5º ano e 29% no 9º ano de escolaridade. Comparando com anos letivos anteriores, o aumento é sobretudo visível no 9ºano de escolaridade. Nos anos de escolaridade considerados, a proporção de alunos a não transitar para o ano seguinte neste AE foi sempre superior às médias nacionais.  (Figura 1).

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do AE das Olaias, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º e 9º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

No mesmo agrupamento de escolas, em 2022/23,  proporção de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado baixou para 64% no 1º ciclo e para 51% no 3º ciclo, tendo subido no 2º ciclo para 64%. 

No ano letivo 2022/23, os percursos diretos de sucesso do AE eram inferiores aos registados nas médias do país, entre os alunos com um perfil semelhante (Figura 2).

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do AE das Olaias, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Em 2022/23, o indicador percursos diretos de sucesso dos alunos do AE apoiados pela ASE teve uma recuperação ao nível do 2º ciclo, situando-se neste ano letivo em 72%, enquanto nos restantes ciclos, e comparando com os anos letivos anteriores, registou uma descida para 61% no 1º ciclo e 52% no 3º ciclo. Em qualquer dos ciclos de ensino considerados os valores ficaram abaixo da média nacional equiparada (Figura 3).

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do AE das Olaias, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

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