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Agrupamento de Escolas das Laranjeiras

Agrupamento de Escolas das Laranjeiras

Em 2022/23, a taxa de retenção ou desistência do AE das Laranjeiras era mais reduzida no 4º e 5º anos (1% e 3%, respetivamente) e atingia um valor mais elevado no 10º ano, com 24% dos alunos matriculados nesse ano letivo a não transitar para o ano letivo seguinte. No 9º ano esta taxa aumentou no AE de 2% para 11% (Figura 1).

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do AE das Laranjeiras, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º, 9º e 10º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23*

* Os dados para o 10º ano referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos científico-humanísticos. Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

No AE das Laranjeiras, em 2022/23, variava entre 45% no ensino secundário profissional e 95% no 1º ciclo a proporção de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado (Figura 2).

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do AE das Laranjeiras, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

No parâmetro da equidade, comparando a percentagem de conclusão no tempo esperado entre os alunos apoiados pela ASE no AE e a média nacional equiparada, em 2022/23, foi nos cursos profissionais do ensino secundário que o AE mais se diferenciou (-19 p.p.). A proporção de percursos diretos de sucesso entre os alunos com apoio ASE deste AE, face ao ano letivo anterior, aumentou em todos os níveis, exceto no 3º ciclo do ensino básico (Figura 3).

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do AE das Laranjeiras, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

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