No ano letivo de 2021/22, a taxa de retenção ou desistência do AE Aqua Alba era de 10% no 4º ano, 7% no 5º e no 9º anos e 23% no 10º ano de escolaridade.
Esta taxa estava de forma mais vincada acima da média nacional no 10º ano (este AE integrou pela primeira vez o ensino secundário em 2021/22) e também no 4º ano, onde neste caso se registou um aumento da retenção ou desistência no AE face a 2019/20 (de 4% para 10%) (Figura 1).
Neste AE, no ano letivo de 2021/22, variava entre 72% no ensino secundário (cursos CH e P) e 88% no 2º ciclo a percentagem de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado.
No 1º e no 2º ciclos a percentagem de percursos diretos de sucesso dos alunos do AE, no mesmo ano, era inferior à percentagem equivalente referente aos alunos do país com perfil semelhante (-6 p.p.), enquanto no 3º ciclo e no ensino secundário estava em linha com os valores nacionais. Importa notar a evolução favorável no 3º ciclo face ao ano letivo anterior (Figura 2).
No que concerne à equidade, em 2021/22, a percentagem de conclusão no tempo esperado entre os alunos apoiados pela ASE no AE Aqua Alba não era, em geral, muito diferenciada da média nacional equiparada, mas destacando-se pela negativa no 2º ciclo (-9 p.p). Face ao ano letivo anterior, a evolução da proporção de percursos diretos de sucesso foi mais positiva no 3º ciclo e menos positiva no 2º ciclo (Figura 3).
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