Indicadores estatísticos

Agrupamento de Escolas Aqua Alba

Agrupamento de Escolas Aqua Alba

No ano letivo de 2021/22, a taxa de retenção ou desistência do AE Aqua Alba era de 10% no 4º ano, 7% no 5º e no 9º anos e 23% no 10º ano de escolaridade.

Esta taxa estava de forma mais vincada acima da média nacional no 10º ano (este AE integrou pela primeira vez o ensino secundário em 2021/22) e também no 4º ano, onde neste caso se registou um aumento da retenção ou desistência no AE face a 2019/20 (de 4% para 10%) (Figura 1).

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do AE Aqua Alba, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º e 9º anos de escolaridade, de 2019/20 a 2021/22

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2024.

Neste AE, no ano letivo de 2021/22, variava entre 72% no ensino secundário (cursos CH e P) e 88% no 2º ciclo a percentagem de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado.

No 1º e no 2º ciclos a percentagem de percursos diretos de sucesso dos alunos do AE, no mesmo ano, era inferior à percentagem equivalente referente aos alunos do país com perfil semelhante (-6 p.p.), enquanto no 3º ciclo e no ensino secundário estava em linha com os valores nacionais. Importa notar a evolução favorável no 3º ciclo face ao ano letivo anterior (Figura 2).

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do AE Aqua Alba, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2019/20 a 2021/22

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2024.

No que concerne à equidade, em 2021/22, a percentagem de conclusão no tempo esperado entre os alunos apoiados pela ASE no AE Aqua Alba não era, em geral, muito diferenciada da média nacional equiparada, mas destacando-se pela negativa no 2º ciclo (-9 p.p). Face ao ano letivo anterior, a evolução da proporção de percursos diretos de sucesso foi mais positiva no 3º ciclo e menos positiva no 2º ciclo (Figura 3).

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do AE Aqua Alba, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ao 3º ciclo EB, de 2019/20 a 2021/22

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2024.

Explore os nossos conteúdos