Indicadores estatísticos

Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano

Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano

Em 2022/23, a taxa de retenção ou desistência no AE Alexandre Herculano era 0% no 4º ano, 9% no 5º ano, 13% no 9º ano e 17% no 10º ano. A proporção de alunos no 10º ano a não transitar para o ano seguinte neste AE diminuiu consideravelmente face ao(s) ano(s) letivo(s) anterior(es), contrastando com a tendência de aumento no 5º e 9º anos (Figura 1).

Figura 1 – Taxa de retenção ou desistência dos alunos do AE Alexandre Herculano, em comparação com a média nacional, nos 4º, 5º, 9º e 10º anos de escolaridade, de 2020/21 a 2022/23*

* Os dados para o 10º ano referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos científico-humanísticos. Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

No mesmo agrupamento de escolas, em 2022/23, variava entre 55% nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e 93% no 1º ciclo do ensino básico a proporção de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado. A proporção de percursos diretos de sucesso no AE ficava acima da proporção equivalente para o país no 1º ciclo, já o contrário acontecia com os restantes níveis de ensino para os quais há dados disponíveis (Figura 2).

Figura 2 – Percursos diretos de sucesso dos alunos do AE Alexandre Herculano, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Sem dados para os cursos profissionais, verifica-se que em 2022/23 o AE obteve bons resultados para a equidade no 1º ciclo (+10 p.p. de percursos diretos de sucesso dos alunos do AE com apoio ASE face à média nacional equiparada) e relativamente menos bons nos restantes níveis, sobretudo nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário (-31 p.p.). Neste último caso, depois de um aumento bastante acentuado em 2021/22, a proporção de percursos de sucesso dos alunos do AE com apoio ASE diminuiu notavelmente em 2022/23 (Figura 3).

Figura 3 – Percursos diretos de sucesso dos alunos com apoio ASE do AE Alexandre Herculano, em comparação com os alunos do país com perfil semelhante e de escolas equivalentes, do 1º ciclo EB ao Ensino Secundário, de 2020/21 a 2022/23

Fonte: ME, Info ESCOLAS | Cies, Iscte, 2025.

Explore os nossos conteúdos