Em 2022/23, a taxa de retenção ou desistência no AE Alexandre Herculano era 0% no 4º ano, 9% no 5º ano, 13% no 9º ano e 17% no 10º ano. A proporção de alunos no 10º ano a não transitar para o ano seguinte neste AE diminuiu consideravelmente face ao(s) ano(s) letivo(s) anterior(es), contrastando com a tendência de aumento no 5º e 9º anos (Figura 1).
No mesmo agrupamento de escolas, em 2022/23, variava entre 55% nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e 93% no 1º ciclo do ensino básico a proporção de alunos que concluía o respetivo nível de ensino no tempo esperado. A proporção de percursos diretos de sucesso no AE ficava acima da proporção equivalente para o país no 1º ciclo, já o contrário acontecia com os restantes níveis de ensino para os quais há dados disponíveis (Figura 2).
Sem dados para os cursos profissionais, verifica-se que em 2022/23 o AE obteve bons resultados para a equidade no 1º ciclo (+10 p.p. de percursos diretos de sucesso dos alunos do AE com apoio ASE face à média nacional equiparada) e relativamente menos bons nos restantes níveis, sobretudo nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário (-31 p.p.). Neste último caso, depois de um aumento bastante acentuado em 2021/22, a proporção de percursos de sucesso dos alunos do AE com apoio ASE diminuiu notavelmente em 2022/23 (Figura 3).
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