Apresentação

Programa Escolas2030

O que é

O Escolas2030 é um programa de investigação-ação baseado em 1000 escolas públicas espalhadas por dez países. Usando os princípios do Human Centered Design (HCD) e focado nos anos de transição aos 5, 10 e 15 anos, o programa Escolas2030 apoia professores e alunos a desenhar e implementar micro inovações educativas. Estas inovações de baixo custo e escaláveis informam e transformam sistemas educativos de forma a melhorar aprendizagens holísticas e a qualidade dos ambientes educativos.

O programa escolas2030 foi lançado em dez países; Afeganistão, Brasil, India, Quénia, Quirguistão, Paquistão, Portugal, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda.

O programa Escolas2030 envolve uma coligação de parceiros usando um modelo em três passos:

  • Avaliar, apoiando professores a definir os domínios e níveis de aprendizagem holística dos seus alunos com ferramentas de monitorização e avaliação simples e contextualizadas;
  • Inovar, apoiando professores a criar micro inovações através do processo de Human Centered Design (HCD), este processo envolve os estádios de desenhar, testar, refletir e iterar;
  • Contar, apoiando professores a mostrar as inovações todos os anos em fóruns nacionais e globais para inspirar mudanças de sistema e aumentar a qualidade das aprendizagens em escala.

Em cada país, foram identificados e selecionados domínios-chave de aprendizagem por coorte (5, 10 e 15 anos) que se pretende que seja possível monitorizar e avaliar mediante o mapeamento de ferramentas existentes, o desenvolvimento de novas com o suporte do parceiro científico. Igualmente se promove a efetiva participação dos docentes e demais profissionais e alunos que possam cocriar micro inovações desenvolvidas através de processos de HCD.

Avaliação da aprendizagem holística e qualidade de ambientes educativos

Raramente os líderes escolares, professores e alunos são convidados a ouvir, refletir e a autodescobrir a sabedoria que existe sobre o que funciona para melhorar a qualidade das aprendizagens para todos. Ainda mais raros são os casos em que este convite, diálogo e autodescoberta conduz a ações comunitária de longo prazo e a investimentos externos guiados por dados que as escolas recolhem, tratam e usam para alcançar resultados das aprendizagens holísticas selecionadas. O programa Escolas2030 procura mudar o status quo equipando os professores e líderes escolares com conhecimento, capacidades e plataformas para melhor esboçarem, avaliarem, monitorizarem e disseminarem soluções para alcançar o ODS4[1] (Educação de qualidade) até 2030.
[1] Estes objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada pelas Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável em setembro de 2015, são 17 objetivos e 169 metas a atingir até 2030.

O que oferecemos

  • Apoio e acompanhamento na construção e validação de instrumentos de monitorização e avaliação das aprendizagens holísticas em cada uma das coortes (5,10 e 15 anos) realizado por uma equipa de investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto;
  • Apoio e acompanhamento no processo de aprendizagem da metodologia HCD realizado por uma equipa da Fundação Aga Khan Portugal;
  • Apoio e financiamento num modelo de fundo de resposta flexível para a prototipagem e testagem das micro inovações oriundas do processo de aprendizagem de HCD; bem como espaços de partilha (presenciais e virtuais) a nível local, nacional e global.
  • Apoio e acompanhamento na avaliação externa do andamento do programa Escolas2030, seja por entrevistas e/ou focus groups realizado por uma equipa do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

O que é necessário no agrupamento/escola

  • Compromisso das lideranças escolares na prossecução do programa Escolas2030, seja na escolha das equipas, seja no acompanhamento do andamento do programa;
  • Constituição de uma equipa[1] para a construção e validação das ferramentas de monitorização e avaliação da aprendizagem holística que deverá reunir periodicamente com a equipa da FPCE da Universidade do Porto e aplicar as ferramentas de monitorização e avaliação nos seus grupos e preferencialmente alargar o âmbito da avaliação e monitorização;
  • Constituição de uma equipa[2] de seis elementos para a aprendizagem de Human Centered Design para desenvolver trabalho na elaboração de micro soluções contextualizadas para trabalhar com a equipa da Fundação Aga Khan Portugal.

[1] Estes elementos devem ser educadores de infância, professores do quarto ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e professores do nono ano do ensino básico (dando preferência às áreas do Português e da Matemática, mas não se exclui nenhuma outra);

[2] Estes elementos devem ser educadores de infância, professores do terceiro ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (com continuidade pedagógica), professores do oitavo ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico (com continuidade pedagógica, dando preferência às áreas do Português e da Matemática, mas não se excluindo nenhuma outra) e/ou técnicos das diversas áreas de atuação do agrupamento, que façam sentido estar no processo.

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