O Escolas2030 é um programa de investigação-ação baseado em 1000 escolas públicas espalhadas por dez países. Usando os princípios do Human Centered Design (HCD) e focado nos anos de transição aos 5, 10 e 15 anos, o programa Escolas2030 apoia professores e alunos a desenhar e implementar micro inovações educativas. Estas inovações de baixo custo e escaláveis informam e transformam sistemas educativos de forma a melhorar aprendizagens holísticas e a qualidade dos ambientes educativos.
O programa escolas2030 foi lançado em dez países; Afeganistão, Brasil, India, Quénia, Quirguistão, Paquistão, Portugal, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda.
O programa Escolas2030 envolve uma coligação de parceiros usando um modelo em três passos:
Em cada país, foram identificados e selecionados domínios-chave de aprendizagem por coorte (5, 10 e 15 anos) que se pretende que seja possível monitorizar e avaliar mediante o mapeamento de ferramentas existentes, o desenvolvimento de novas com o suporte do parceiro científico. Igualmente se promove a efetiva participação dos docentes e demais profissionais e alunos que possam cocriar micro inovações desenvolvidas através de processos de HCD.
[1] Estes elementos devem ser educadores de infância, professores do quarto ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e professores do nono ano do ensino básico (dando preferência às áreas do Português e da Matemática, mas não se exclui nenhuma outra);
[2] Estes elementos devem ser educadores de infância, professores do terceiro ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (com continuidade pedagógica), professores do oitavo ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico (com continuidade pedagógica, dando preferência às áreas do Português e da Matemática, mas não se excluindo nenhuma outra) e/ou técnicos das diversas áreas de atuação do agrupamento, que façam sentido estar no processo.
Tel. (+351) 210 464 018
Tel. (+351) 217 229 000
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