Apresentação

Observatório

O que é, objetivos e pertinência

O Observatório Escolas2030 – para a Qualidade em Educação é uma estrutura constituída no âmbito do programa Escolas2030 (promovido pela Fundação Aga Khan) e da sua avaliação externa em Portugal (desenvolvida pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa).

O Observatório foca as suas atividades no tema da qualidade educativa, dos ambientes educativos e das aprendizagens, tomando como referência a experiência de desenvolvimento do programa Escolas2030.

Pretende-se que este observatório se constitua numa estrutura de compilação, tratamento, análise e disseminação de informação empírica central, relacionada com as problemáticas da educação, e que possa contribuir para informar os agentes educativos e para a qualidade da prática educativa.

Informar e refletir. Partilhar e disseminar. São estas as duas principais vertentes deste Observatório.

Assim, esta plataforma digital serve duas funções principais:

  • A disponibilização de informação, quantitativa e qualitativa, analisada e tratada de forma rigorosa, para a reflexão em torno das problemáticas da qualidade em educação;
  • A disseminação de resultados e impactos observados, com base na pesquisa científica, nas experiências decorrentes da implementação do programa.

 

Trata-se de uma plataforma que se distingue por:

  • ser criada para dar apoio de forma muito direta aos atores escolares que estão a implementar um programa educativo, pretendo ser um instrumento para promover a agência dos Educadores;
  • visar a produção de evidência e conhecimento sobre os aspetos que fazem a diferença entre ambientes educativos de maior ou menor qualidade;
  • se assumir como um meio de inspirar outras escolas e agentes educativos, identificando micro-soluções, ferramentas, instrumentos e modos de fazer alternativos que contribuam para a qualidade e o sucesso educativos;
  • procurar refletir a escola e ser inspiradora e fonte para a decisão política, tanto a nível local como nacional;
  • se constituir enquanto um output de um processo de avaliação externa.

 

A pertinência deste instrumento que se coloca à disposição é assumida numa sociedade em que aspetos como a inclusão, a inovação, a agência dos Educadores e dos alunos, os ambientes de aprendizagem, a valorização de resultados académicos e de competências socio-emocionais, são reconhecidos como fatores-chave para uma educação de qualidade.

Público-alvo

O Observatório dirige-se, de forma muito direta, aos agentes educativos das escolas, nomeadamente os participantes no programa Escolas2030: diretores, docentes, não docentes, famílias e comunidade educativa. O Observatório pretende contribuir para uma ação devidamente informada no quadro do programa, sustentada em conhecimento sistemático e rigoroso.

Outros destinatários são os investigadores, constituindo-se o Observatório como uma plataforma de base nesta operação de avaliação externa, mas contribuindo também para o desenvolvimento de pesquisa sobre um conjunto de problemáticas em educação, nomeadamente as relacionadas com o sucesso educativo.

O observatório será também dirigido ao público em geral, na sua função de promoção da reflexão sobre a qualidade em educação e de disseminação de informação em educação e das práticas, resultados e impactos decorrentes da implementação do programa Escolas2030.

Conteúdos

Constituindo-se como uma plataforma de informação diversificada sobre as problemáticas associadas à educação e à sua qualidade, nela pode-se aceder a diferentes registos de informação, tais como estudos, publicações, indicadores, infográficos, testemunhos e relatos de práticas inspiradoras, informação sobre o programa Schools2030 (Escolas2030) e os agrupamentos de escolas participantes em Portugal, notícias e ligações a outros websites.

Explore os nossos conteúdos