Toolkit 2030
4 Introdução n O QUE É O HUMAN-CENTERED DESIGN? O human-centered design é uma conhecida abordagem para criar experiências e sistemas fundamentados, é uma prática essencial de algumas das companhias e organizações mais inovadoras do mundo. O human-centered design tem sido utilizado para criar produtos para o consumidor, sistemas de saúde, espaços comerciais, eventos de angariação de fundos, políticas e procedimentos, currículos e muito mais. O alicerce do human-centered design é o conhecimento em primeira mão das necessidades e comportamentos humanos nos sistemas a criar, seguidos por uma tomada de decisão baseada nesse conhecimento. Depende muito da colaboração de uma equipa, da participação dos potenciais utilizadores finais e das partes interessadas, da vontade de encontrar a solução através de ciclos de aprendizagem iterativos e de um foco na ação sobre o planeamento. A utilização de processos iterativos centrados nas partes interessadas numa abordagem de design humanizada pode igualmente fornecer estruturas úteis para criar soluções mais equitativas para todas as pessoas, mesmo aquelas que tradicionalmente estão menos representadas. Ao criar um processo colaborativo direcionado para a comunidade que inclui as partes interessadas no trabalho de co-criação e de feedback interativo, o human-centered design pode ajudar a identificar soluções que irão resolver problemas reais e dar resposta a necessidades importantes (mas por vezes mal interpretadas). n HUMAN-CENTERED DESIGN NAS ESCOLAS Nos últimos anos, as metodologias do human-centered design têm recebido uma crescente atenção no âmbito do ensino, do pré-escolar ao secundário. Desde educadores que utilizaram o processo como estrutura pedagógica para o mundo real e uma aprendizagem baseada em projetos a líderes escolares que alavancaram o processo como impulsionador da inovação, líderes progressistas da reforma educativa de todo o mundo adotaram o human-centered design como um mecanismo para mudanças positivas. À medida que criamos a consciência de que os sistemas escolares são ambientes complexos centrados no ser humano que são ativamente projetados, continuamos a ver o desejo de capacitar líderes e equipas com ferramentas que são usadas por designers profissionais para resolver problemas de forma criativa e imaginar ativamente novos futuros. n A POSTURA MENTAL DO HUMAN-CENTERED DESIGN A postura mental do human-centered design ajuda os profissionais a utilizarem as ferramentas e a cumprirem os objetivos das diversas fases. • Trabalhe em conjunto para compreender o contexto • Observe cuidadosamente para compreender os eventuais problemas e oportunidades • Permaneça otimista de que será possível resolver o problema • Adie a resolução do problema até chegar a altura certa • Inspire-se nas pessoas - a escuta ativa é uma fonte de inspiração criativa • Coloque de lado preconceitos e suposições sobre a origem do problema - ouça as partes interessadas. • Procure novas perspetivas sobre velhos problemas • Veja oportunidades nos desafios • Sinta-se confortável ao analisar informações contraditórias • Muitas ideias dão lugar a boas ideias • Adie julgamentos e as críticas a ideias até à altura certa • A geração de ideias não é a altura de avaliar ideias • A sessão de brainstorming é uma atividade de colaboração em equipa • Permita-se ter ideias surpreendentes • Faça protótipos cedo no processo e frequentemente para aprender mais sobre a sua ideia • Comece pequeno e acabe em grande • Não fale, mostre • São necessários vários ciclos de protótipos para desenvolver uma ideia • O feedback é uma dádiva para melhorar as suas ideias SCHOOLS 2030 HUMAN-CENTERED DESIGN CAIXA DE FERRAMENTAS LANÇAR EXPLORAR DEFINIR GERAR PRODUZIR TESTAR ITERAR TESTAR IMPLEMENTAR CONTAR
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjA1Mzk=