Toolkit 2030

179 Alinhamento da transição para a fase CONTAR n ALINHAMENTO DA EQUIPA Para obter um alinhamento enquanto equipa, partilhe cada uma das suas páginas de resumo e utilize as questões seguintes para restringir o foco da equipa, para que possam avançar para a fase seguinte do desafio de design com uma perspetiva comum. Deixe cada uma das pessoas ler as respostas ao resumo sem que haja interrupções ou comentários por parte da restante equipa. No caso de surgirem pontos de vista e ideias diferentes entre os membros da equipa, coloque questões que permitam obter esclarecimentos. Tente colocar questões como: “Pode partilhar mais informações sobre a forma como chegou a essas conclusões?” e “Fale-me mais sobre esse aspeto...” Não é necessário a equipa estar alinhada em todos os aspetos do trabalho de design, mas será necessário estarem alinhados nos itens seguintes para ser possível avançar. n CRITÉRIOS PARA PASSAR À FASE SEGUINTE Utilize a rubrica seguinte para avaliar se a sua equipa cumpriu todos os objetivos desta fase do processo e se está pronta para avançar para a fase seguinte. Assinale a descrição que melhor representa o progresso da sua equipa. Relativamente aos critérios do Estado do projeto apresentados na parte de baixo da rubrica, tenha em considera- ção o progresso geral da equipa. De que forma a apresentação da sua equipa vai comunicar o moti- vo pelo qual acredita que o seu conceito vai melhorar os resultados da aprendizagem holística dos seus alunos? Não está pronta Pronta com hesitação Pronta com confiança Qual é o melhor resumo da apresentação que a sua equipa pretende partilhar com a iniciativa Schools2030? Agora, observe os resultados obtidos nos diferentes critérios para determinar se está pronto a avançar para a fase seguinte. Em relação aos critérios onde haja menos confiança, tente falar com o seu facilitador para obter orientações ou fale com outro colega ou equipa para se aconselhar. Se existirem mais de duas áreas nas quais a equipa não se sinta confiante, trabalhe para as melhorar antes de avançar. Atividade de Storytelling / Narrativa Não consegue escrever uma história centrada na parte interessada para comunicar o seu desafio de design. Não se sente confiante em escrever uma história centra- da na parte interessada para comunicar o seu desafio de design, mas sente-se confortá- vel em avançar. Sente-se confiante em ter escrito uma história centrada na parte interessada para comunicar o seu desafio de design. Atividade de apresentação Não consegue escrever uma apresentação que permita comunicar todo o potencial da sua solução para resolver as necessidades das partes interessadas e melhorar os resultados da aprendizagem holística. Está hesitante em escrever uma apresentação que permita comunicar todo o potencial da sua solução para resolver as necessidades das partes interes- sadas e melhorar os resultados da aprendizagem holística, mas sente-se confortável em avançar. Está confiante que escreveu uma apresentação que comunica todo o potencial da sua solução para resolver as necessidades das partes interessadas e melhorar os resultados da aprendizagem holística. Estado do projeto: Qualidade do Storytelling / Narrativa Não escreveu uma história eficaz centrada na parte interessada para comunicar o seu desafio de design. Não tem a certeza se escreveu uma história eficaz centrada na parte interessada para comunicar o seu desafio de design e vai trabalhar para a melhorar. Está confiante que escreveu uma história eficaz centrada na parte interessada para comunicar o seu desafio de design. Estado do projeto: Qualidade da apresentação Não escreveu uma apresen- tação eficaz que comunique todo o potencial da sua solu- ção para resolver as necessi- dades das partes interessadas e melhorar os resultados da aprendizagem holística. Não tem a certeza se escreveu uma apresentação eficaz que comunique todo o potencial da sua solução para resolver as necessidades das partes interessadas e melhorar os resultados da aprendizagem holística. Está confiante que escreveu uma apresentação eficaz que comunique todo o potencial da sua solução para resolver as necessidades das partes interessadas e melhorar os resultados da aprendizagem holística. Estado do projeto: Ligação aos Resultados de Aprendizagem A sua narrativa e a apresentação não estão associadas ao objetivo de melhorar os resultados da aprendizagem holística. Não tem a certeza se a sua narrativa e a apresentação estão associadas ao objetivo de melhorar os resultados da aprendizagem holística. A sua narrativa e a apresenta- ção estão associadas ao obje- tivo de melhorar os resultados da aprendizagem holística. RESULTADOS DA APRENDIZAGEM HOLÍSTICA Conhecimento Competências académicas • Leitura • Escrita • Expressão oral • Matemática • Ciências • Humanidades Competências interdisciplinares • Tecnologias de Informação e Comunicação • Artes e cultura • Saúde e nutrição • Liderança • Participação cívica • Empreendedorismo Capacidades Mentalidade de Desenvolvimento do século 21 • Pensamento crítico • Resolução de problemas • Criatividade • Comunicação • Colaboração Valores Atitudes pluralistas • Auto-consciência • Resiliência • Mente aberta • Empatia • Respeito pela diversidade Atitudes Atitudes éticas • Assumir responsabilidade • Construir relações • Tomada de decisões éticas • Gerir tensões • Auto-eficácia • Respeito pelo ambiente Storytelling / Narrativa Apresentação LANÇAR EXPLORAR DEFINIR GERAR PRODUZIR TESTAR ITERAR TESTAR IMPLEMENTAR CONTAR

RkJQdWJsaXNoZXIy MjA1Mzk=