Avaliação das aprendizagens em instituições educativas FCG 2022

Índice de Figuras Índice de Tabelas Sumário Executivo CA P Í TU LO 1 Desafio Lançado e o Projeto Construído 1.1 O Desafio Lançado 1.2 O Projeto Construído CA P Í TU LO 2 Avaliação de Aprendizagens 2.1 Introdução 2.2 A Avaliação Educacional 2.3 A Avaliação de Aprendizagens em Instituições Educativas 2.4 Princípios orientadores, conceitos, fins, funções e abordagens da Avaliação de Aprendizagens 2.4.1 Princípios orientadores e conceitos 2.4.2 Fins, funções e abordagens da Avaliação de Aprendizagens 2.4.3 Design de Sistemas de Avaliação Educacional 2.4.4 Avaliação Sumativa e Avaliação Formativa 2.5 Os desafios da Avaliação Formativa 2.5.1 O desafio de ligar a Teoria à Prática 2.5.2 O desafio da Prática de Avaliação em sala-de-aula 2.5.3 Formação de Educadores e Professores em Avaliação 2.6 Escalas de Avaliação Educacional 2.7 Súmula 8 9 10 13 13 14 16 16 17 18 21 21 22 26 27 28 28 29 33 33 38 Índice CA P Í TU LO 3 Avaliação de Aprendizagens em Portugal: Caminhos com Futuro 3.1 Introdução 3.2 Caracterização do Sistema Educativo Português 3.3 Avaliação de Aprendizagens nos Diversos Ciclos Educativos 3.3.1 A Avaliação de Aprendizagens na Educação Pré-Escolar 3.3.2 A Avaliação de Aprendizagens na Educação Básica 3.3.3 A Avaliação de Aprendizagens na Educação Secundária 3.4 Síntese da Legislação sobre Avaliação Educativa, em Portugal, após a Publicação da LBSE (1986) 3.5 Súmula CA P Í TU LO 4 Contextos e Influências Internacionais 4.1 Introdução 4.2 Banco Mundial 4.3 União Europeia 4.4 UNESCO 4.5 Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI) 4.6 OCDE 4.6.1 A Visão holística da Avaliação Educacional Adotada pela OCDE 4.6.2 OCDE e Portugal 4.7 Avaliações de Aprendizagem Internacionais 4.7.1 TIMSS – Trends in International Mathematics and Science Study 4.7.2 PIRLS – Progress in International Reading Literacy Study 4.7.3 PISA – Programme for International Student Assessment 4.7.4 Impacto das Avaliações Internacionais 4.8 Súmula CA P Í TU LO 5 Casos de estudo internacionais 5.1 Introdução 5.2 Caso Singapura 5.2.1 Introdução 5.2.2 Sistema Educativo de Singapura 5.2.3 Governança Educacional de Singapura 5.2.4 Avaliação Educacional em Singapura 42 42 42 44 44 49 53 59 61 64 64 66 69 72 75 76 76 79 80 81 83 85 90 92 97 97 98 98 99 99 101

RkJQdWJsaXNoZXIy MjA1Mzk=