Avaliação das aprendizagens em instituições educativas FCG 2022

222 223 Guião da entrevista ANEXO 2 Dimensões Objetivos da Entrevista Exemplos de Questões Focos orientadores da entrevista Dimensões Objetivos da Entrevista Exemplos de Questões Focos orientadores da entrevista Fatores que facilitam o recur- so a procedimentos/práticas de avaliação promotores de aprendizagem. Fatores que dificultam procedi- mentos/práticas de avaliação consideradas mais adequadas. Forma(s) como os procedi- mentos/práticas e instrumen- tos utilizados contribuem para os resultados do que é espe- rado das crianças. Identificar efeitos de práti- cas de avaliação na sua re- lação com a aprendizagem e os resultados académicos. Identificar condições que favorecem procedimentos/ práticas de avaliação pro- motores da aprendizagem e as que dificultam esses procedimentos/práticas de avaliação. V – Condições que favorecem procedimentos /práticas de avaliação promotores da aprendizagem e obstáculos que os dificultam Considera que as práticas de ava- liação mais usadas na escola são promotoras de melhores aprendi- zagens das crianças? Como? Que condições/contextos favorecem essas práticas de avaliação mais usadas pela escola? (exemplos: aspetos da regulamentação interna: critérios de avaliação; motivação dos professo- res; organização de trabalho colabo- rativo entre pares...) Que condições/contextos dificultam o recurso a práticas de avaliação que promovam a aprendizagem dos alunos? Ou que fatores internos e externos … (exemplos: não estabili- dade dos professores; formação para o exercício de práticas de avaliação de aprendizagem; conceções de ava- liação que ainda a limitam à classi- ficação; falta de tempo; pressão das famílias; acesso ao ensino superior; programas extensos; valorização dos resultados académicos nas avalia- ções de escolas – rankings ; …) Que vantagens e/ou desvantagens identifica no modo como está pre- vista na lei a avaliação da aprendi- zagem (OCEPE, 2016 – Orientações Curriculares da Educação Pré-Esco- lar; DL 54/2018; Despacho nº 6944- A/2018; Despacho nº 6478/2017)? IV – Relação entre avaliação e sucesso escolar Em sua opinião considera que os pro- cedimentos/práticas e instrumentos de avaliação a que recorrem têm efei- tos na qualidade das aprendizagens? Se sim, como? Que tipos de efeitos? Se não, por que razões? Que moda- lidade/tipo de avaliação considera que mais favorece a aprendizagem da criança? Porquê? Existe ao nível da Escola/Jardim-de-Infância (depar- tamento, conselho pedagógico, dire- ção…) alguma atividade de análise das práticas de avaliação utilizadas? É estabelecida alguma relação com a qualidade das aprendizagens das crianças? Se sim, que consequências tem ao nível da ação educativa, em cada Jardim-de-Infância, ao nível do planeamento dos processos de ensi- no-aprendizagem/formação? tros níveis de ensino no agrupamento influencia ou não as opções segui- das na avaliação (instrumentos…) na educação Pré-Escolar? Se sim, de que forma? De que forma são envol- vidas as crianças na avaliação? De que forma é envolvida a família na avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens da criança? De que forma é registada e partilhada/comu- nicada a avaliação? A quem? Em que momentos? Considera que esta legislação/ orientações do MEC tem algum efei- to nas práticas de avaliação usados pelos educadores? E na melhoria da qualidade das aprendizagens? Dê exemplos. O que gostaria que o estudo que es- tamos a realizar (Gulbenkian) produ- zisse em termos de recomendações? (o que considera que faz falta para a concretização de uma avaliação ver- dadeiramente formativa e formadora; que tipo(s) de apoio poderá(ão) me- lhorar a forma como é concretizada a avaliação)?

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